Mauricio e a Turma

Os personagens, as histórias fizeram parte da infância de muitas pessoas, e ainda faz. Filho de barbeiro e poeta, Mauricio de Souza ...


Os personagens, as histórias fizeram parte da infância de muitas pessoas, e ainda faz.

Filho de barbeiro e poeta, Mauricio de Souza nasceu em 1935. Jornalista e cartunista, no começo da carreira não conseguiu trabalhar como desenhista e trabalhou no Jornal da Manhã.

Criou seu primeiro personagem em 1959, o cachorrinho Bidu e o Franjinha. Esse artista que influenciou gerações com suas criações criou a famosa personagem Mônica no ano de 1963.

A inspiração para a criação dos personagens veio dos seus próprios filhos. Os nomes Mônica e Magali, por exemplo, não foram por acaso.

A revista Mônica só foi lançada no ano 1970, e o sucesso dura até hoje. A Turma da Mônica não ficou apenas nas revistinhas (gibis), mas virou desenho e filme como a Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica.

Hoje também existe a Turma da Mônica Jovem, com os personagens conhecidos na adolescência. Com o formato mangá, a primeira revista foi lançada em 2008 e fez sucesso.

Em 2011 Mauricio tomou posse da 24ª cadeira na Academia Paulista de Letras.

O sucesso é internacional, e fica complicado falar da vida em detalhes do cartunista. Fica difícil também escrever sobre ele e não imaginar o Cascão fugindo de água, ou a Magali devorando toda comida que vê pela frente e a Mônica correndo e gritando Cebolinhaaa!

Por: Mariana Nabor

Leia também esses posts!

0 comments

Instagram